Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Records Geográficos Mundiais - MARES e OCEANOS


MAR MORTO: O Mar Morto não é realmente um mar, mas antes um lago composto por duas bacias que em conjunto têm 72Km de comprimento e 14 de largura. A água que corre para elas é a evaporada pelo calor intenso do vale do Jordão, deixando um depósito de minerais e sais.
Embora o elevado nível de salinidade permita que a flutuação não seja um problema, nadar no Mar Morto é complicado. É mais fácil ficar sentado confortavelmente, sustentado pela água.
Nenhum peixe consegue sobreviver a esta extrema salinidade, mas o Mar Morto alberga várias bactérias que se dão bem neste tipo de ambiente.
Na parte sul do lago existem nascentes quentes e piscinas de lama preta que há muito se acredita terem poderes curativos.
Ele está envolto numa lenda. Uma história da Bíblia recorda as cidades de Sodoma e Gomorra onde o pecado grassava. Loth, um homem honrado, foi avisado de que as cidades seriam destruídas como forma de castigo e de que deveria fugir com a sua família e que na hora da partida ninguém devia olhar para trás. Infelizmente a esposa de Loth lançou um último olhar às cidades e ficou transformada numa estátua de sal que se encontra perto da moderna cidade de Sodoma.
Também Cleópatra nunca deixou de insistir para que Marco António tomasse a região do Mar Morto, sabendo assim que teria acesso às famosas lamas negras para resfrescar a sua magnífica pele...

MAR NEGRO: Acredita-se que o mar Negro foi um lago de água doce há entre sete e oito mil anos, até que a água salgada proveniente do Egeu abriu uma fenda no Bósforo, o estreito que divide a Turquia ocidental, o transformando num mar interior.
O nome "mar negro" se dá devido à presença de grande quantidade de sais minerais que dão uma coloração escura.
Os rios que desembocam no Mar Negro, como o Danúbio (Bulgária e Romênia) e o Dnieper (Ucrânia), lhe fornecem distintas camadas de água. A parte superior é menos salina que a água do mar normal e, portanto, suporta espécies de vida marinha muito diferentes dos mares “normais”; a camada intermédia é mais densa e mais salgada, o que inibe a circulação com a camada inferior, que não está habitada porque não há oxigênio.
O Mar Negro é um mar interior entre o sudeste da Europa e a Ásia Menor. Conecta-se com o Mar Mediterrâneo pelo Bósforo e o Mar de Mármara, e ao Mar de Azov pelo estreito de Kerch.

O MAR CÁSPIO: é o maior lago água salgada da Terra em área e volume.
Com cerca de 400 mil quilômetros quadrados, mais ou menos duas vezes maior que o estado do Paraná, o Cáspio é um mar fechado.
A poluição resultante de quase metade da população russa e de um terço da produção industrial e agrícola de áreas do rio Volga explica a degradação do mar Cáspio.
Ele é uma das zonas de maior produção de petróleo no mundo, em particular nas águas territoriais do Azerbaijão. Recentes pesquisas anunciaram a presença de grandes reservas de petróleo nas profundezas do lago.
O Cáspio é também conhecido por conter uma população de esturjão, que fornecem as ovas que são transformadas em caviar. Mas como consequência das atividades pesqueiras ilegais a população tem hoje seu volume muito abaixo do que era antes.


OCEANOS
Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo OCEANO (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:
As fronteiras entre os oceanos são estabelecidas pela Organização Hidrográfica Internacional. Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos, estreitos, etc.

Dados Referentes às maiores profundidades:

Oceano Antártico: 7.235 metros
Oceano Ártico: 5.450 metros
Oceano Atlântico: 8.648 metros
Oceano Índico: 7.725 metros
Oceano Pacífico: 10.911 metros

Nenhum comentário:

Postar um comentário