Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Records Geográficos Mundiais - DIVERSOS 1

Cáucaso: Local onde tem a maior densidade etnolinguística do mundo, com cerca de 100 etnias para 21 milhões de habitantes.
É uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o mar Negro e o mar Cáspio. Aquela região marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia, fazendo com que alguns de seus países sejam considerados transcontinentais, como a Turquia, cujos territórios dividem-se em uma porção geograficamente européia e outra asiática.

O ponto mais alto: Monte Everest, no Himalaia, fronteira entre Nepal e Tibete, 8.850 metros acima do nível do mar.

Mais alta cadeia montanhosa do mundo: Himalaia . Os Himalaias formam um grande sistema montanhoso. Este sistema estende-se por seis diferentes nações: Afeganistão, Paquistão, Índia, Nepal, Butão e República Popular da China. Juntas estas cordilheiras, o sistema montanhoso do Himalaia é o teto do mundo, e lar dos picos mais altos do planeta: Monte Everest (8.844 m) e o K2 (8.611 m). O pico mais alto fora dos Himalaias é o Aconcágua, nos Andes, com 6.962 m, e somente no Himalaia há mais de 100 picos excedendo os 7.200 metros de altitude.

O ponto mais baixo: Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.

O ponto mais chuvoso: Monte Waialeale, no Havaí, com uma média anual de 11.680 mm.

O ponto mais frio: Estação de Vostok, na Antártida, -89,2ºC (21/07/1983).

O ponto mais quente: El Azizia, Líbia, 58ºC (13/09/1922).

O ponto mais seco: Deserto de Atacama, no Chile.

Parque Nacional da Serra da Capivara : Localiza-se no sudeste do estado do Piauí e é a
á rea de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano. Contém a maior quantidade de pinturas primitivas sobre rocha do mundo. Contém 64 sítios arqueológicos abertos à visitação, encontramos tesouros, como os pedaços de cerâmicas mais antigos das Américas, de 8.960 anos.

Fernando de Noronha ou Fernão de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris) que lá se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta.

A Grande Barreira de Recifes (composta de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral). Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes. A área também é preservada pela presença de cubozoários, um grupo de cnidários conhecidos pelas toxinas perigosas para o Homem). É o maior recife de coral do mundo, e a maior estrutura construída por seres vivos.
Fica no Oceano Pacífico, entre a Austrália e a Ásia. A imensa faixa de corais de cerca de 2.000 quilômetros de comprimento e com largura entre 20 e 240 km é como uma grande espinha submarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário