
O Uluru (conhecido como Ayers Rock até 1986) é o maior monolito (uma estrutura geológica, como uma montanha) do mundo e situa-se na Austrália central.
Salto Angel, na América do Sul, a maior cachoeira em queda livre da Terra com 979 m de altura, cai do monte Auyantepuy, uma das mesetas singulares de paredes verticais.
Vista área do Grand Canyon, na América do Norte, é o maior sistema de vales da Terra, medindo 440 km de comprimento, chegando a 1,5 km de profundidade e largura entre 200m e 29 km.
A Cratera do Meteoro (ou Cratera de Barringer) no deserto do Arizona, a mais conhecida das crateras da Terra, tem 1.180 m de diâmetro e 180 m de profundidade.
KANDOVAN: A mais antiga cidade de pedra habitada.
É uma antiga cidade localizada perto Osku no Irã. Sua principal atração está nas casas esculpidas a mais de 3000 anos atrás, e que ainda são habitadas. De uma forma rudimentar e estranha, a formação rochosa que deu origem as casas, poderia ser definida como uma cidade de pedra, habitada por milhares de anos que ainda permanece intacta A cidade é um exemplo de arquitetura troglodita que aproveita as condições favoráveis para a escavação em rochas sedimentares.
A maior ilha de Areia do mundo encontra-se na Austrália: Fraser Island.
CATARATAS DO NIÁGARA: São um agrupamento de massivas quedas d' águas localizadas no Rio Niágara e são compostas por três grupos distintos de cataratas: as Cataratas Canadenses, as Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil. Embora não seja excepcionalmente alta, essas Cataratas são muito largas, é a mais volumosa queda d' água localizada na América do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário