Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

ALGUMAS DAS MAIS LINDAS PAISAGENS...

Black Rock Desert - Rocha Negra - Deserto do Nevada - EUA.
Esta região serve de habitat natural a espécies exóticas
como o Fly Geyser (FOTO ABAIXO).










Kauai: O maior lago de lava do mundo.









Socotra Island - Ilha Socotra - Yemen. Esta é uma ilha isolada no Oceano Índico.
Nela encontram-se várias espécies vegetais únicas no mundo.
A árvore da foto simboliza o sangue do Dragão.



















domingo, 2 de maio de 2010

Records Geográficos Mundiais - LAGOS

Nome ...........................País .................................Volume de água
Baikal .............................Rússia ..................................23.600 km³
Tanganyika ...................Tanzânia, RDC, Burundi,
.....................................................Zâmbia ..................18.900 km³
Superior ........................Canadá, Estados Unidos ...........11.600 km³
Michigan-Huron ...............Canadá, Estados Unidos ...........8.260 km³
Malawi ..........................Malawi, Moçambique,
......................................................Tanzânia .................7.725 km³


O Lago de Sobradinho é a maior reservatório artificial do mundo e também abriga uma das maiores hidrelétricas do Brasil.

O Lago Superior é o maior lago de água doce do mundo, com 82.000 km². localiza-se entre o Canadá e os Estados Unidos.

Lago Baikal: É o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo (23.600 km³), o mais antigo (25 milhões de anos), o mais profundo da Terra (1.637 m).
O lago é tão grande que se todos os rios na Terra depositassem as suas águas no seu interior, levaria pelo menos um ano para encher. É responsável por 20% da água doce líquida do planeta. Está localizado na Rússia e suas águas são incrivelmente cristalinas e uma variedade de criaturas incomuns , que não são encontradas em nenhum outro lugar

Mar Cáspio : O maior lago salgado:, entre Rússia e Irã, 372.000 km2 e 980 metros de profundidade.

Lago Vitória - é o maior lago do continente africano, o maior lago tropical no mundo e o segundo maior lago de água doce no mundo em termos de área.

Lago Titicaca: O lago mais alto navegável. No no Peru, 3.811 metros acima do nível do mar.

Lago Turkana – Localizado no Great Rift Valley - África. É o maior lago de águas salgada das paisagens desérticas.

Records Geográficos Mundiais - DIVERSOS 2

Kliluk – O lago manchado de Osoyoos (foto abaixo); situado em Osoyoos (Canadá), e contém uma das mais elevadas concentrações de minerais no mundo, principalmente sais magnésio, cálcio e sulfato de sódio, além de oito outros minerais em menor proporção que a prata e o titânio. Além do poder terapêutico do lago, foi encontrada uma outra utilidade para ele, durante a Primeira Guerra Mundial, foram extraídos sais em grandes quantidades para mandar aos Estados Unidos para a criação de muniçõEmbora a aparência é de como se fosse um deserto de neve, é realmente um verdadeiro mar de areia branca, por causa da erosão feita pelo vento que abunda na região. As dunas de areia que são protegidas no White Sands no Novo México (Eua), é o campo de areia de gesso mais extenso do mundo. E com certeza uma paisagem única.











O Uluru (conhecido como Ayers Rock até 1986) é o maior monolito (uma estrutura geológica, como uma montanha) do mundo e situa-se na Austrália central.

Salto Angel, na América do Sul, a maior cachoeira em queda livre da Terra com 979 m de altura, cai do monte Auyantepuy, uma das mesetas singulares de paredes verticais.
Vista área do Grand Canyon, na América do Norte, é o maior sistema de vales da Terra, medindo 440 km de comprimento, chegando a 1,5 km de profundidade e largura entre 200m e 29 km.

A Cratera do Meteoro (ou Cratera de Barringer) no deserto do Arizona, a mais conhecida das crateras da Terra, tem 1.180 m de diâmetro e 180 m de profundidade.

KANDOVAN: A mais antiga cidade de pedra habitada.
É uma antiga cidade localizada perto Osku no Irã. Sua principal atração está nas casas esculpidas a mais de 3000 anos atrás, e que ainda são habitadas. De uma forma rudimentar e estranha, a formação rochosa que deu origem as casas, poderia ser definida como uma cidade de pedra, habitada por milhares de anos que ainda permanece intacta A cidade é um exemplo de arquitetura troglodita que aproveita as condições favoráveis para a escavação em rochas sedimentares.

A maior ilha de Areia do mundo encontra-se na Austrália: Fraser Island.

CATARATAS DO NIÁGARA: São um agrupamento de massivas quedas d' águas localizadas no Rio Niágara e são compostas por três grupos distintos de cataratas: as Cataratas Canadenses, as Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil. Embora não seja excepcionalmente alta, essas Cataratas são muito largas, é a mais volumosa queda d' água localizada na América do Norte.

Records Geográficos Mundiais - DIVERSOS 1

Cáucaso: Local onde tem a maior densidade etnolinguística do mundo, com cerca de 100 etnias para 21 milhões de habitantes.
É uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o mar Negro e o mar Cáspio. Aquela região marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia, fazendo com que alguns de seus países sejam considerados transcontinentais, como a Turquia, cujos territórios dividem-se em uma porção geograficamente européia e outra asiática.

O ponto mais alto: Monte Everest, no Himalaia, fronteira entre Nepal e Tibete, 8.850 metros acima do nível do mar.

Mais alta cadeia montanhosa do mundo: Himalaia . Os Himalaias formam um grande sistema montanhoso. Este sistema estende-se por seis diferentes nações: Afeganistão, Paquistão, Índia, Nepal, Butão e República Popular da China. Juntas estas cordilheiras, o sistema montanhoso do Himalaia é o teto do mundo, e lar dos picos mais altos do planeta: Monte Everest (8.844 m) e o K2 (8.611 m). O pico mais alto fora dos Himalaias é o Aconcágua, nos Andes, com 6.962 m, e somente no Himalaia há mais de 100 picos excedendo os 7.200 metros de altitude.

O ponto mais baixo: Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.

O ponto mais chuvoso: Monte Waialeale, no Havaí, com uma média anual de 11.680 mm.

O ponto mais frio: Estação de Vostok, na Antártida, -89,2ºC (21/07/1983).

O ponto mais quente: El Azizia, Líbia, 58ºC (13/09/1922).

O ponto mais seco: Deserto de Atacama, no Chile.

Parque Nacional da Serra da Capivara : Localiza-se no sudeste do estado do Piauí e é a
á rea de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano. Contém a maior quantidade de pinturas primitivas sobre rocha do mundo. Contém 64 sítios arqueológicos abertos à visitação, encontramos tesouros, como os pedaços de cerâmicas mais antigos das Américas, de 8.960 anos.

Fernando de Noronha ou Fernão de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris) que lá se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta.

A Grande Barreira de Recifes (composta de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral). Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes. A área também é preservada pela presença de cubozoários, um grupo de cnidários conhecidos pelas toxinas perigosas para o Homem). É o maior recife de coral do mundo, e a maior estrutura construída por seres vivos.
Fica no Oceano Pacífico, entre a Austrália e a Ásia. A imensa faixa de corais de cerca de 2.000 quilômetros de comprimento e com largura entre 20 e 240 km é como uma grande espinha submarina.

Records Geográficos Mundiais - DIVERSOS

Museu mais famoso e maior do mundo: Luvre, em Paris

Menor oceano: Índico

Maior hidrelétrica do mundo: Itaipú Binacional

O maior País o mundo em extensão: Rússia

O país com maior população: China

A cidade mais populosa do mundo:Tóquio, no Japão

O país de menor superfície: Vaticano, na Itália

O maior continente: Asiático

Maior bacia hidrográfica do planeta : Amazonas. Essa bacia fertiliza 6 milhões de Km² de terra (mais da metade de toda a Europa)

A Maior Ilha Do Mundo – Groenlândia, com 2.175.600 km2.
É um território autônomo da Dinamarca, seu território corresponde a uma enorme ilha, sendo a maior do mundo.

A maior ilha fluviomarinha do mundo: Marajó, no Pará.

Kauai é a mais velha e a quarta maior ilha das ilhas do Havaí. É considerada por muitos como o ponto mais chuvoso à face da terra, pois tem em média 350 dias de chuva por ano e atinge valores de 11.000 mm de pluviosidade anual. A ilha foi utilizada para a gravação do filme Jurassic Park.

Maior sítio arqueológico do mundo: Chan Chan, no Peru

A maior cordilheira: Cordilheira dos Andes, na América do Sul, com 8 mil quilômetros.

A principal queda d’água: Angel, na Venezuela, com 979 metros de altura.

O maior golfo: Golfo do México, com 1.502.200 km2.

Salar de Uyuni - Maior deserto de sal da Terra, com 64 bilhões de toneladas de cloreto de sódio. Localizado no sudoeste da Bolívia e faz fronteira com o Deserto do Atacama, no norte do Chile. Tem 10.600 quilômetros quadrados, uma área da metade do Estado de Sergipe. Há 15.000 anos Uyuni era diferente. O lago tinha água doce e era cercado por vulcões ativos. Foram eles que salgaram a área. As erupções despejaram na terra toneladas de lava enriquecida com sais minerais, que foram arrastados pelas chuvas e rios para o lago. Com o tempo, o clima seco evaporou tudo por ali e transformou Uyuni no que os geólogos chamam de “salar” - uma placa salgada e tem mais de 200 metros de espessura.
Com isso, Uyuni acumulou mais 150 milhões de toneladas de cloreto de potássio e outras 100 milhões de cloreto de magnésio.
A travessia leva três dias para cruzá-lo, a bordo de um veículo 4x4. É uma das experiências mais impactantes da porção sul do continente.

Records Geográficos Mundiais - RIOS

PRINCIPAIS RIOS DO MUNDO
Mississipi: esse é um importante rio que está localizado nos Estados Unidos, junto com seus afluentes abrange aproximadamente 40% do território nacional, desse modo, é o mais extenso de todos os existentes no país.

Amazonas: rio que nasce na cordilheira do Andes e percorre 6.868 quilômetros e detém, pelo menos, 7 mil afluentes, devido a essas características é o maior rio do planeta, isso em dois aspectos, tanto em volume como em extensão.

Rio Paraná: importante rio da América do Sul, especialmente para o Brasil e Paraguai, foi nas águas desse manancial que foi construída uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Usina de Itaipu, esse empreendimento provocou a inundação das sete quedas que ali existiam.

Rio Danúbio: rio que percorre nove países do continente europeu e sempre desempenhou um importante papel nas sociedades que atravessava, esse é o segundo maior rio do continente.

Rio Volga: rio europeu com 3.688 quilômetros de extensão, é o maior rio do continente, contribui para o fluxo hidroviário, pois suas águas são propícias para o transporte dessa natureza.

Rio Ganges: rio que nasce em uma altitude de 4.200 metros, esse é considerado pelos hindus como sagrado, pois eles acreditam que suas águas possuem a capacidade de realizar a purificação da alma durante um banho.

Rio Huang-Ho ou Amarelo: rio que nasce no centro da China, a denominação de Amarelo é proveniente da cor de suas águas. Esse é um dos rios de grande destaque no território chinês.

Rio Yang-Tsé ou Azul: rio chinês que corta grande parte do território de oeste a leste.

Rio Congo: corresponde ao segundo maior rio em volume de água, seu curso percorre áreas africanas de predominância equatorial, dessa forma, ocorre uma grande incidência de chuvas provocando assim o aumento do volume de água desse rio.

Rio Nilo: esse é um dos mais conhecidos do mundo, além disso, é o segundo maior, depois do rio Amazonas. Importantes civilizações surgiram nas margens desse manancial.

Tigre e Eufrates: rios de extrema importância para a região do Oriente Médio, principalmente pelo fato de se tratar de uma área de restrita reserva de águas.


MAIORES RIOS DO MUNDO
Nome kms Nascentes Foz Localização
Amazonas 6.570 Lagos Glaciares,Peru Oceano Atlântico, Brasil América do
Sul
Nilo 6.650 Uganda, Centro da África Mar Medit.,Egito África Ocidental
Mississippi-
Missouri-
Red Rock 6.212 Red Rock, Montana, E.U.A. Golfo do México, E.U.A Estados Unidos
Ob-Irtish 5.570 Montanhas Altai, Rússia Mar de Kara, Oceano
Ártico, Rússia Rússia

Chang Yian
(Yangtze
Kiang) 5.520 Planalto Tibetano, China Mar Amarelo, China China

O MAIOR PROJETO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR DO PLANETA


Situado no deserto da Austrália, um gerador de energia solar será a mais alta construção do mundo e também a mais ambiciosa obra para gerar eletricidade a partir de uma fonte não poluente. Está sendo construído em Mildura, no meio do deserto australiano. Uma torre de 1 quilômetro de altura por 130 metros de diâmetro será erguida no centro de um imenso painel solar de 20 quilômetros quadrados. Se tudo correr como o previsto, o calor gerado pelo painel formará uma corrente de ar de até 50 quilômetros por hora na enorme chaminé, o bastante para movimentar 32 turbinas, gerar 200 megawatts de energia e abastecer até 1 milhão de pessoas. O gigantismo do projeto dá uma ideia de como as fontes renováveis começam a ganhar a atenção de governos e empresas que trabalham no sentido de viabilizar essa idéia.

Records Geográficos Mundiais - VULCÕES

VULCÕES

O Ojos del Salado é um estratovulcão (um vulcão em forma de cone, formado pelo magma extravasado) com 6.893 metros de altitude, considerado o mais alto vulcão do mundo. É também a segunda mais alta montanha da América do Sul. Está localizado numa região bastante selvagem e muito pouco explorada da fronteira entre Argentina e Chile. Esta localizado 600 km a norte do Aconcágua, ponto mais alto dos Andes. Uma região de clima desértico. Faz parte do Círculo de fogo do Pacífico.

Cotopaxi é o vulcão ativo mais alto do mundo, localizado no parque nacional de mesmo nome, na província de Pichincha, a cerca de 95 quilômetros de Quito

Mauna Loa, situado no Hawaii (EUA), é o maior vulcão ATIVO existente na Terra atingindo os 4.169 m de altitude. Crê-se que está ativo há pelo menos 700 000 anos.

Além de ser o vulcão mais alto da Europa, o Étna é também a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes (Os Alpes são um dos grandes sistemas de cordilheiras da Europa. O ponto culminante dos Alpes é o Monte Branco, com 4.808 metros, na fronteira franco-italiana)

MAIORES VULCÕES

Nome Extensão Localização
Sajama 6.542 m Cord. dos Andes Vulcão inativo
Nevado de Incahuasi 6.610 Cord. dos Andes Vulcão inativo
Tipas 6.660 Argentina *

Veladero 6.714 Cord. dos Andes Vulcão inativo

Nevado de Tres Cruces 6.788 Cord. dos Andes Vulcão inativo
Llullaillaco 6.793 Chile 1877
Cerro Negro 6.800 Cord. dos Andes Vulcão inativo
Nacimiento de Jaguel 6.858 Cord. dos Andes Vulcão inativo
Ojos del Salado 6.893 Chile *
_________________________________
Cord.=Cordilheira
* Erupções ocorridas há mais de 10.000 anos.
_________________________________

Curiosidade: A pedra-pomes é das poucas rochas que flutuam na água. É salpicada de pequenos buracos e resulta do endurecimento da espuma da lava que contem bolhas de ar.

Records Geográficos Mundiais - DESERTOS

DESERTOS

Quentes: Nos hemisférios norte e sul, em latitudes próximas aos trópicos de Câncer e de Capricórnio, localizam-se os desertos mais quentes e secos do mundo: Saara e Kalahari, na África; Victoria, na Austrália; e Sonoran, nos Estados Unidos, entre outros. Nessas áreas, os ventos sopram dos trópicos em direção ao Equador. Ao descer, o ar se comprime e se aquece e, em vez de trazer chuvas, resseca-se. Sem nuvens, o sol esquenta o solo com mais rapidez. Mas quando ele se põe, à noite, o resfriamento da terra é também muito rápido.
Esse fenômeno explica a amplitude térmica que caracteriza os desertos, isto é, o marcante contraste térmico entre o dia, muito quente, com temperaturas que podem atingir até 50ºC, e a noite, fria (pode chegar a 0ºC), por causa da baixa umidade relativa do ar e da perda de calor da areia.

Litorâneos: Entre os desertos quentes, existem os litorâneos. São zonas áridas que se formaram em regiões costeiras, onde as correntes oceânicas frias encontram um continente mais quente. Um bom exemplo é o Atacama, ao norte do Chile. Nessa região, as águas frias provocam chuvas sobre o oceano, fazendo com que a umidade não atinja o continente.

Frios: Existem desertos frios, sim! Um bom exemplo é o de Gobi, que cobre a Mongólia e parte da China. São frios e secos porque estão situados no interior do continente, bem afastados da linha do Equador, onde não chegam os ventos oceânicos que provocam chuvas. Suas temperaturas são muito baixas praticamente o ano todo. Podem atingir até –25ºC no inverno, com neve.
No continente americano também existem desertos frios, como o da Grande Bacia, nos Estados Unidos, e a Patagônia, no sul da Argentina.

Principais desertos

Saara: corresponde aproximadamente ao tamanho do Brasil . No verão o calor pode chegar aos 55º C. Localiza-se no norte da África. Em árabe, o nome Saara significa 'planície dura, campo de areia. Uma vasta planície de areia e extensos campos de dunas. Essa é a monótona paisagem do maior deserto do planeta. Mas o que não aparece, no Saara, se esconde debaixo de um solo rico em minerais: ferro, gás natural e petróleo
Patagônia: Localiza-se no sul da Argentina. É o maior deserto das Américas. Com grandes jazidas de ferro, cobre e urânio, é uma terra de contrastes, coberta por vegetação de arbustos no planalto e por densas florestas de coníferas nas altitudes maiores, com neves eternas.

Grande Bacia: Localiza-se no sudoeste dos Estados Unidos. Com temperaturas mais amenas que nos demais desertos continentais, sofre influência das montanhas Rochosas. Funcionando como obstáculo natural à circulação do ar, essa grande cadeia montanhosa norte-americana é responsável pelo esfriamento do ar.

A Austrália é formada por 6 desertos.

Deserto da Namíbia. É o deserto mais antigo da Terra Neste deserto as areias surgem com um aspecto vermelho, fenômeno raro e que praticamente só se encontra neste deserto

O deserto mais populoso do mundo – THAR, na Índia

Neguev: Localiza-se no sul de Israel. Os israelenses implantaram modernas técnicas agrícolas no local. Trata-se de um sistema de fazendas coletivas (os kibutzim), que lhes rendem excelentes safras de cereais, frutas, legumes e verduras.

Gobi: Localiza-se na Mongólia e nordeste da China. É o segundo maior deserto do mundo. Com quase 1.000 metros de altitude, possui invernos muito rigorosos. Mesmo a primavera é seca e fria. O solo só se aquece no verão, quando a temperatura também é excessiva: 45ºC em média.

Atacama: Localiza-se no norte do Chile.
É o deserto litorâneo mais árido do mundo. Situada nessa região, a cidade de Iquique tem precipitações quase nulas.

Namíbia: É o deserto mais antigo da Terra Neste deserto as areias surgem com um aspecto vermelho, fenômeno raro e que praticamente só se encontra neste deserto.

Records Geográficos Mundiais - MONTANHAS

MONTANHAS - AS GIGANTES DA TERRA

Localização Nome Extensão
Ásia Everest 8.848 m ->> O maior monte do mundo
Américas Aconcágua 6.962 m ->> o 2º maior do mundo e o maior da
Himalaia
África Kilimanjaro 5.895 m
Europa Elbrus 5.741 m
Antártida Vinson 5.140 m
Oceania Carstensz 5.030 m
Austrália Kosciusko 2.230 m

Montanha Torres del Paine – No Chile. Esta é uma das 8 mais exóticas maravilhas naturais do Chile.

A MONTANHA MAIS ALTA a partir do fundo do oceano Pacífico: Mauna Kea, no Havaí, tem 10.203. Se for considerado apenas o pedaço que fica acima do nível do mar, a montanha conta com 4.205 metros.

PEDRA DE AYERS (OU ULURU), no Território Norte da Austrália. É o maior monólito (é uma pedra de grandes proporções ou uma obra ou monumento construído a partir de um só bloco de rocha) da Terra, com 3,6 km de comprimento, 2 km de largura e 348 m de altura do nível do cerrado. No fundo é visível os montes Olgas (ou Kata Tjuta) a 32 km de distância. (Crédito Yann Arthus-Bertrand)

Algumas das mais proeminentes e belas montanhas do mundo

* Monte Cotopaxi, no Equador
* Monte Shasta, na Califórnia
* Monte Urais, na Rússia
* Monte Hood, no Oregon
* Monte Santa Helena no estado de Washington, nos E.U.A
Monte Kilimanjaro no sudeste da África, com 5895 metros é considerada a maior montanha isolada da Terra, porque começa dum vale e sobe até os céus com seu manto branco de neves eternas.

Monte Kilimanjaro no sudeste da África, com 5895 metros é considerada a maior montanha isolada da Terra, porque começa dum vale e sobe até os céus com seu manto branco de neves eternas.

Records Geográficos Mundiais - MARES e OCEANOS


MAR MORTO: O Mar Morto não é realmente um mar, mas antes um lago composto por duas bacias que em conjunto têm 72Km de comprimento e 14 de largura. A água que corre para elas é a evaporada pelo calor intenso do vale do Jordão, deixando um depósito de minerais e sais.
Embora o elevado nível de salinidade permita que a flutuação não seja um problema, nadar no Mar Morto é complicado. É mais fácil ficar sentado confortavelmente, sustentado pela água.
Nenhum peixe consegue sobreviver a esta extrema salinidade, mas o Mar Morto alberga várias bactérias que se dão bem neste tipo de ambiente.
Na parte sul do lago existem nascentes quentes e piscinas de lama preta que há muito se acredita terem poderes curativos.
Ele está envolto numa lenda. Uma história da Bíblia recorda as cidades de Sodoma e Gomorra onde o pecado grassava. Loth, um homem honrado, foi avisado de que as cidades seriam destruídas como forma de castigo e de que deveria fugir com a sua família e que na hora da partida ninguém devia olhar para trás. Infelizmente a esposa de Loth lançou um último olhar às cidades e ficou transformada numa estátua de sal que se encontra perto da moderna cidade de Sodoma.
Também Cleópatra nunca deixou de insistir para que Marco António tomasse a região do Mar Morto, sabendo assim que teria acesso às famosas lamas negras para resfrescar a sua magnífica pele...

MAR NEGRO: Acredita-se que o mar Negro foi um lago de água doce há entre sete e oito mil anos, até que a água salgada proveniente do Egeu abriu uma fenda no Bósforo, o estreito que divide a Turquia ocidental, o transformando num mar interior.
O nome "mar negro" se dá devido à presença de grande quantidade de sais minerais que dão uma coloração escura.
Os rios que desembocam no Mar Negro, como o Danúbio (Bulgária e Romênia) e o Dnieper (Ucrânia), lhe fornecem distintas camadas de água. A parte superior é menos salina que a água do mar normal e, portanto, suporta espécies de vida marinha muito diferentes dos mares “normais”; a camada intermédia é mais densa e mais salgada, o que inibe a circulação com a camada inferior, que não está habitada porque não há oxigênio.
O Mar Negro é um mar interior entre o sudeste da Europa e a Ásia Menor. Conecta-se com o Mar Mediterrâneo pelo Bósforo e o Mar de Mármara, e ao Mar de Azov pelo estreito de Kerch.

O MAR CÁSPIO: é o maior lago água salgada da Terra em área e volume.
Com cerca de 400 mil quilômetros quadrados, mais ou menos duas vezes maior que o estado do Paraná, o Cáspio é um mar fechado.
A poluição resultante de quase metade da população russa e de um terço da produção industrial e agrícola de áreas do rio Volga explica a degradação do mar Cáspio.
Ele é uma das zonas de maior produção de petróleo no mundo, em particular nas águas territoriais do Azerbaijão. Recentes pesquisas anunciaram a presença de grandes reservas de petróleo nas profundezas do lago.
O Cáspio é também conhecido por conter uma população de esturjão, que fornecem as ovas que são transformadas em caviar. Mas como consequência das atividades pesqueiras ilegais a população tem hoje seu volume muito abaixo do que era antes.


OCEANOS
Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo OCEANO (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:
As fronteiras entre os oceanos são estabelecidas pela Organização Hidrográfica Internacional. Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos, estreitos, etc.

Dados Referentes às maiores profundidades:

Oceano Antártico: 7.235 metros
Oceano Ártico: 5.450 metros
Oceano Atlântico: 8.648 metros
Oceano Índico: 7.725 metros
Oceano Pacífico: 10.911 metros

Records Geográficos Mundiais - CONTINENTES

CONTINENTES

1) Dados gerais DO CONTINENTE AMERICANO

Área: 42.186.000 Km2
Maior País: Canadá com 9.970.610 Km2
Menor País: São Cristovão e Neves com 269 Km2
Maior Cidade: Cidade do México/México - População: 16.908.000 (1996)
Maior Ilha: Groenlândia com 2.175.600 Km2
Maior Lago: Lago Superior com 82.100 Km
Maior Rio: Amazonas com 6.400 Km
Pico mais Alto: Aconcágua com 6.960 metros
2) Dados gerais DO CONTINENTE EUROPEU
Área: 10.488.000 Km2 .
Maior País: Federação Russa com 17.075.400 Km2
Menor País: Vaticano com 44 Km2
Maior Cidade: Paris/França - População: 9.469.000 (1995)
Maior Ilha: Grã Bretanha com 229.870 Km2
Maior Lago: Lago Ladoga com 18.390 Km
Pico mais Alto: El'brus com 6.960 metros

3) Dados gerais DO CONTINENTE AFRICANO

Área: 30.260.000 km²
Maior País: Sudão com 2.505.813 km²
Menor País: Seicheles com 455 km²
Ponto mais elevado: Pico Kilimanjaro, 5.895 m (Tanzânia)
Maior depressão: lago Assal, -155 m, (Djibuti)
Maior ilha: Madagáscar, 587.041 km2
Maior mar: Mediterrâneo, 2.505.000 km2 - Atinge a sua maior profundidade com 5121 metros.
Maior golfo: da Guiné, 1.530.000 km2
Maior lago: Vitória, 68.100 km2 (Uganda/Tanzânia/Quênia)
Maior rio: Nilo, 6.671 km
Maior bacia hidrográfica: do Congo, 3.690.000 km22
Temperatura máxima registrada: 57,8°C (El Azizia, Líbia)
Temperatura mínima registrada: 23,9°C negativos (Ifrane, Marrocos)

4) Dados gerais DO CONTINENTE OCEÂNICO

Área: 8.970.000 km²
Maior país: Austrália com 7.682.300 km²
Menor país: Nauru com 212 km²
Ponto mais elevado: monte Wilhelm, 4.508 m (Papua Nova Guiné)
Maior depressão: lago Eyre, -12 m (Austrália)
Maior ilha: Nova Guiné, 785.000 km²
Maior mar: mar da Tasmânia, 3.300.000 km²
Maior golfo: golfo da Carpentária, 310.000 km²
Maior lago: Eyre, 9.583 km² (Austrália)
Maior rio: Murray-Darling, 3.490 km
Maior bacia hidrográfica: bacia do Murray-Darling, 910.000 km²
Temperatura máxima registrada: 53,1 °C (Cloncurry, Austrália)
Temperatura mínima registrada: 22,2°C negativos (Charlotte Pass, Austrália)

5) Dados gerais DO CONTINENTE ASIÁTICO

Área: 42.186.000 Km2
Maior País: Federação Russa com 17.075.400 Km2
Menor País: Maldivas com 298 km²
Ponto mais elevado: Pico Everest, 8.848 m (Nepal/ China)
Maior depressão: mar Morto, -395 m (Israel/Jordânia)
Maior ilha: Bornéu, 736.000 km²
Maior mar: mar da China Meridional, 2.316.260 km²
Maior golfo: golfo de Bengala, 2.172.000 km²
Maior lago: mar Cáspio, 371.000 km² (Azerbaidjão/Federação Russa/Cazaquistão/Irã/Turcomenistão)
Maior rio: Chang Jiang, 5.800 km
Maior bacia hidrográfica: bacia do Obi, 2.975.000 km²
Capital mais elevada: Sanaa, 2.350 m (Iêmen)
Altitude média: 960 m
Extensão do litoral: 252.776 km (exclui a costa da Federação Russa)